domingo, 7 de junho de 2009

Exercícios pós competição

Conhecidos como treinos regenerativos, consistem em recuperar o atleta/aluno de um esforço de um treino pesado ou jogo anterior, competição, torneio, etc. Nesses casos existe um processo inflamatório decorrente das microlesões musculares ocasionadas pelo exercício. Uma vez periodizado, o treinamento (tenha ele qualquer especificidade) passa por diferentes níveis, de acordo com os objetivos estipulados no início, e, após um momento competitivo, por exemplo, o ideal é realizarmos um treino leve. Claro que depende muito da intensidade, além do volume do desgaste anterior, visto que algumas provas e competições (a exemplo de uma ultramaratona) exigem dias ou ainda semanas de repouso total onde o objetivo principal é evitar uma síndrome de overtreining, afinal, ninguém quer ficar igual ao cara da foto né... Na verdade, o regenerativo é apenas uma atividade realizada em uma determinada intensidade que permite ao atleta treinar sem comprometer a recuperação da qual ele necessita em resposta à atividade realizada, ou seja, não é o treino que provoca a regeneração, ele apenas deve ser feito de forma que não comprometa essa recuperação (o que vai acontecer naturalmente ao longo do tempo) e a intensidade é um fator determinante durante este processo.
Agora para saber qual é o melhor tipo de exercício após um desgaste intenso, converse com seu preparador físico, pois é a pessoa mais indicada para te orientar, uma vez que acompanha seu desenvolvimento dia após dia, jogo após jogo. E não nos esqueçamos do princípio da individualidade...O que é bom para mim, nem sempre vai ser bom para você e vice-versa.
Grande abraço!!!

Um comentário:

  1. E o legal do treino regenerativo é que também podemos utilizar outra modalidade ou atividade, até mesmo de forma recreativa, desta forma é possível obter-se benefícios além do aspecto físico. IMPORTANTÍSSIMO ESTE TEMA!

    ResponderExcluir