Segundo o ACSM, deve-se realizar 250 min/atividade física por semana para favorecer o emagrecimento. A grande dúvida é: Fazer musculação ou exercícios aeróbios? Antes de decidir, saiba mais sobre o que são e quais os benefícios de cada um deles.
A musculação nada mais é do que treinos compostos por séries, repetições e realizados com cargas. Hoje está mais que evidenciado que o treinamento de força ajuda nos mais diferentes tipos de modalidades esportivas, além de contribuir de forma significativa para a melhora da saúde. Existem metodologias de treinamento de força apropriadas para cada objetivo específico (ganhar potência, obter resistência, etc). A prática do treinamento de força, que num passado nem tão distante era vista com cautela, agora é largamente recomendada, por trazer inúmeros benefícios em vários âmbitos da saúde.
Hipertrofia muscular, aumentos da densidade mineral óssea, do gasto energético, da força, prevenção de doenças hipocinéticas (causadas pela ausência do movimento), entre outros...
O exercício aeróbio geralmente tem longa duração, é contínuo e com um grau de intensidade leve a moderado. Estimula a função do sistema cardiovascular e respiratório, uma vez que eleva a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio. Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar... São exercícios que utilizam mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. Nestes exercícios, mais a duração e menos a velocidade dos movimentos podem ser manipuladas para caracterizar a atividade como suave, moderada ou exaustiva.
Tudo bem, mas você deve estar se perguntando como inserir corretamente estes dois diferentes tipos de exercício no seu treinamento.
O ideal é conciliar atividades aeróbias com seu treino de musculação (antes, durante ou após), visto que o substrato energético utilizado durante o exercício dependerá do tipo, intensidade e duração da atividade.
Claro que devemos considerar a individualidade biológica, perfil metabólico, fatores de risco e patologias pré-existentes para prescrever um treinamento completo que vá de encontro às suas necessidades e objetivos, mas para cada objetivo específico existe um método que utiliza como base os princípios de ambos os tipos de treinamento citados, o que pode proporcionar um maior ganho em termos de resultados e desempenho.
BONS TREINOS!!!
